in

Episódio 18 com Oneide Bastos!

AlmA Londrina Rádio Web
AlmA Londrina Rádio Web
Episódio 18 com Oneide Bastos!
/

O programa dessa semana é dedicado à cantora amapaense Oneide Bastos. Contemplada no edital Rumos Itaú Cultural, Oneide lança o álbum “Pedra de Rio”, que celebra 50 anos de carreira.

Nascida na década de 1940, na Ilha dos Porcos, na região do Afuá, no Pará, em um braço do Rio Amazonas, Oneide conta que veio ao mundo tão pequena que cabia em uma mão do pai. Ele nem acreditava que ela sobreviveria. Hoje, sem revelar a idade, ela prova que seu tamanho não foi empecilho em nenhuma fase da sua história, nem para se tornar uma das mais importantes artistas da cultura amapaense, estado que a acolheu ainda criança e também onde formou família. 

A cantora estudou Biblioteconomia e exerceu essa função por alguns anos, sempre apoiada pelo marido Sena Bastos, grande incentivador, e dos seis filhos, cinco deles artistas. No entanto, foi na música que se realizou. Cantava desde muito cedo, porém, a sua carreira artística só começou a decolar nos anos 1970, no grupo Seono, produzido pelo companheiro. Oneide, ajudou a fundar o Trio da Terra e integrou o Quarteto Clave de Sol. Em 1993, lançou o primeiro disco, Mururé (1993) e o segundo intitulado Quando bate o tambor (2013). 

Mesmo sofrendo resistências para seguir na música, não em casa, mas fora dela, Oneide nunca desistiu. “Se eu parar de cantar, eu morro”, declara. “Se meu Sena estivesse vivo, ele estaria orgulhoso, porque agora eu vivo um momento de felicidade plena, glória e eterna gratidão, por estar cantando essa música tão importante para o mundo”, conta. “Um disco de valor inestimável, pela ideia, proposta e o cuidado e amor de toda a equipe pela execução, liderada por Dante Ozzetti. Um sopro de luz na minha vida, na minha carreira”. 

É isso aí, mais um programa sobre as mulheres da música brasileira. Já sabe, né? Você pode curtir a semana inteira, quando e onde quiser:

Rádio Eixo 2° 18h | Sáb 4h

Rádio Baixada Santista 3° 23h

Rádio Graviola 4° 15h

Rádio As Brazil 5ª 18h

Rádio Pagu 6° 21:30h

Rádio Brasil Atual 98.9FM Sáb 18h

Rádio Armazém Dom 15h

Rádio Alma Londrina 4ª 16h

linktr.ee/horadosabbat

O Metaverso explicado

FILO 2022, Barbada FM e Joceir Bertoni