in ,

Podcast da Alma: a luta antifascista e antirracista em destaque

Da música ao jornalismo, episódio destaca a mobilização nacional e mundial contra as políticas racistas e autoritárias. Confira!

Por Ana Carolina Franzon

Nos últimos dias, o Brasil e o mundo chocaram-se, mais uma vez, com a violência do racismo estrutural que tanto prejudica nossa sociedade. A morte de George Floyd, nos Estados Unidos, por um policial branco foi o estopim para tensionar toda política autoritária, antidemocrática e racista. Para os brasileiros, a situação foi incendiada pela morte do menino Miguel Otávio, de cinco anos, em Recife, Pernambuco.

O resultado nós vimos nas ruas, em plena pandemia. Em Londrina, no domingo, 07 de junho, os manifestantes preservaram o distanciamento social e outras medidas de segurança sanitária e saíram em defesa dos direitos humanos e da democracia. Na edição você confere a cobertura da manifestação na reportagem de Teixeira Quintiliano para a Web TV da Alma Londrina Rádio Web.

A luta antirracista também está no destaque de nossa programação de podcasts da Alma Londrina Radio Web, com a divulgação do mais recente episódio do programa Hora do Sabbat. Todo dedicado à música de mulheres negras, Sarah Mascarenhas provoca a audiência sobre o papel dos brancos na luta pela igualdade racial. E fechamos com a opinião da cientista social Jaqueline Vieira, que esteve na manifestação em Londrina e faz uma análise para o Boletim Covid-19 comentando as características típicas da “necropolítica” brasileira.

Para encerrar o programa e abrir o fim de semana, a reportagem de Bruno Leonel apresenta o novo videoclipe da música Oceano, da banda Caburé Canela, que teve a participação da artista visual galega Judith Adataberna. E o convite da Vila Cultural Alma Brasil para você participar da Rifa dos Crushes, a primeira festa do Arraiá online que acontece esse final de semana e em todo o mês de junho.

Esse episódio do Podcast da AlmA teve roteiro e apresentação de Ana Carolina Franzon, edição de áudio de Thiago Franzim, produção de comunicação e reportagem de Teixeira Quintiliano e Bruno Leonel, produção geral de Raul Vianna, produção executiva de Willian Santini, marketing e audiovisual de Fabrício Santesso, design gráfico de Alexandre Jorge de Bellis, artes gráficas de Dilan Gama e coordenação geral de Daniel Thomas.

Nós agradecemos sua visita e audiência. Bom fim de semana e até próxima!

Foto: Ação Antifascista Londrina – PR

Manifestação Antifascista em Londrina na WebTV

O Punk em documentário