in

O Super Mario usa drogas alucinógenas?

Super Mario drogas alucinógenas

Qual é a relação do Super Mario com drogas alucinógenas? O podcast Scientia Vulgaris estreia hoje estragando infâncias em 3, 2, 1…

Ouça o podcast:

O Super Mario usa drogas alucinógenas?

 
 
00:00 /
 
1X

Por André Bacchi.

Quando se fala em videogames, não tem como deixar de fora Super Mario! E o simpático bigodudo vive em um lugar com nome muito suspeito: Reino do Cogumelo (risos). A começar pelo cogumelo vermelho (que faz o Mario crescer). Repare o quão semelhante ele é do cogumelo Amanita muscaria. 

Drogas alucinógenas

A substância ativa é a muscarina, capaz de estimular receptores que geralmente ativados por um neurotransmissor chamado acetilcolina. O excesso de ativação desse receptor pode levar à alucinação. Doses elevadas podem levar à micropsia (sentir que você está menor que o seu ambiente) ou macropsia (se sentir maior que o ambiente). Logo, talvez o Mario não cresça quando come esse cogumelo, mas experiencie um estado subjetivo de macropsia (assim como Alice, no País das Maravilhas). 

A maioria das drogas alucinógenas, contudo, provoca seus efeitos por meio de receptores de serotonina, em especial o subtipo 5-HT2A (esse nome faz alusão ao “verdadeiro” nome da serotonina: 5 –hidroxi-triptamina). O LSD é uma dessas drogas. Como é muito potente, uma forma na qual é distribuído é por meio de soluções que são ‘pingadas’ em pedaços de papel, como os selos postais. Após secar, temos um papelzinho que, quando colocado na boca, irá liberar a droga que será absorvida. Muitos destes selos possuem desenhos bonitinhos, incluindo “estrelinhas”. 

E quando o Mario entra em contato com uma estrelinha o que acontece? Distorções visuais de cor (piscando colorido), na percepção de tempo (muda seu ritmo de corrida) e auditivas (a musiquinha se altera). Entretanto, teria um problema nessa comparação: os efeitos do LSD são duradouros enquanto o efeito da estrelinha do Mario termina rápido.

Com o perdão do trocadilho, aqui vai uma “viagem” maior: a icônica florzinha da serie Mario Bros guarda muitas semelhanças com a flor da papoula, da qual se extrai o ópio/opiáceos. Na China antiga acreditava-se que o ópio poderia trazer maior vigor a um indivíduo pois a propriedade analgésica da droga permitia que os guerreiros suportassem mais dor e continuassem lutando mesmo feridos. Talvez Mario se torne mais “poderoso” quando usa a flor, devido a essa linha de pensamento.

Scientia Vulgaris nas plataformas

Você também pode acompanhar o podcast Scientia Vulgaris nas plataformas de streaming Spotify e Anchor FM. Siga os perfis e ouça, a cada quinze dias, um novo episódio cheio de curiosidades, ciência e cultura pop.

 

EP30 – Ciência pop, Looa Music e a liberação dos espaços de uso comum

EP31 – Trabalhadores da Sercomtel em pauta, Barbada e Sons do Brasil