in

Os Bravissimi na Terra Roxa

A equipe da I BRAVISSIMI juntamente com os historiadores Taiane Silva e Luis Cavalheiro está finalizando a captação de acervos familiares que serão levados ao Museu Histórico de Londrina, para que sejam selecionados pela curadoria de profissionais especialmente convidados pelo projeto “Os Bravissimi na Terra Roxa”.

Confira mais detalhes sobre este projeto e o Cento Donne”, que busca fotografias de mulheres italianas ou descendentes em Londrina, no I Bravissimi Cast:

Os Bravissimi na Terra Roxa
I Bravissimi Cast

 
 
00:00 /
 
1X

Por Letícia Cazarin. 

Londrina é uma jovem cidade e sua história vem sendo escrita através do trabalho árduo e ininterrupto de cada pessoa que nesta terra roxa se estabeleceu. O Museu histórico de Londrina abrigará pela primeira vez uma exposição voltada à imigração italiana.

Os Bravissimi Na Terra Roxa é um projeto que pretende mostrar o trabalho das mulheres italianas, ou descendentes, que trabalharam, quase anonimamente, na construção desta cidade. São mulheres que costuravam, cozinhavam, ensinavam, plantavam, secretariavam, tocavam instrumentos, e muitas trabalhavam em espaços públicos. Essas memórias são importantes em nosso projeto para que possamos levar algo mais ao público que vai visitar a exposição. Pretendemos que a exposição interaja com o público de forma lúdica e emocionante.

Até 15 de Novembro estaremos recolhendo acervos familiares junto a toda população da grande Londrina, como fotografias, objetos, vestimentas, cartas, maquinários e documentos diversos.

CENTO DONNE

Também estamos realizando a coleta de fotografias só de mulheres, para que possamos juntar pelo menos 100 mulheres italianas ou descendentes. Essas fotos podem ser enviadas para a associação por WhatsApp ou e mail até o dia 30 de novembro. Elas podem estar rasgadas, não muito nítidas, e a mulher em que se pretende ser mostrada, não precisa estar sozinha na foto, pois nossa equipe fará o recorte e os ajustes necessários. O material pode ser doado ou emprestado através de documento específico.

E para falar mais sobre o projeto convidamos Hylea Ferraz, historiadora e presidente da Associação I Bravissimi; a historiadora Taiane Silva, que vem realizando entrevistas (on-line) com algumas mulheres que nos contam suas histórias; Edimeia Ribeiro, professora e diretora do Museu Histórico de Londrina; e o convidado Marcio Almeida, associado da I Bravissimi que compartilha sua participação no projeto. 

CONTATO

Para mais informações sobre a captação entre em contato com a Associação I Bravissimi pelo WhatsApp (43) 9 9957-7031 e pelo e-mail ibravissimilondrina@gmail.com

EQUIPE

Roteiro e apresentação – Letícia Cazarin 

Produção do conteúdo – Hylea Ferraz e Taiane Silva

Convidados – Edimeia Ribeiro, Taiane Silva e Marcio Almeida

Edição – Thiago Franzim

Música –  “Bella Ciao“, com o grupo musical Mawaca

Produção Radiofônica ALRW – Teixeira Quintiliano

Coordenação Geral ALRW – Daniel Thomas

Produção Geral ALRW- Raul Viana

Humor místico no discurso cultural

EP50 – Humor místico no discurso cultural

Tavani Sons do Brasil

Tavani e Decker Mopa em nosso bate-papo musical