in

Passos Pro Futuro: dança nas comunidades

Passos Pro Futuro

Passos Pro Futuro é um projeto sociocultural que existe há 15 anos. Leva aulas de música e dança hip hop, no estilo C. Walk, diretamente da Califórnia, nos EUA, para crianças e adolescentes dos bairros União da Vitória e Jardim Califórnia, na periferia de Londrina. Assim, o dançarino e educador social, Vasco Roverall se tornou o pioneiro do C. Walk no Brasil.

Além de atuar como professor de dança, Vasco presta assistência às famílias das crianças e adolescentes participantes. Arrecada e distribui doações de roupas, calçados, alimentos e brinquedos. Além de realizar um acompanhamento e encaminhamento profissional aos participantes conforme vão chegando à idade adulta. 

O projeto atua no desenvolvimento de habilidades, realizando orientação profissional. Vasco Roverall também dá conselhos, oportunidades e apoio moral a essas pessoas. O que muitas vezes não acontece para jovens da periferia brasileira. Para quem mora nesses bairros e participa do projeto, têm uma sorte especial. A sorte de ter o apoio e a amizade de Vasco Roverall, o que faz toda a diferença em suas vidas. 

O projeto Passos Pro Futuro existe há 15 anos. Começou quando Vasco se tornou educador social e professor de dança na Casa do Hip Hop, vila cultural de Londrina de 2005 a 2008. Depois disso, em 2008 até 2012, Vasco criou o grupo de dança Little Crew, nos bairros Jd. Maracanã e Jd. João Turquino. 

Em 2012 veio o Tarde C. Walk com aulas de dança nos bairros União da Vitória e Jd. Califórnia. De 2013 até o momento o projeto vem sendo realizado nessas mesmas comunidades. O nome mudou para Passos Para O Futuro, com a finalidade de se ter um nome mais institucional. 

E então chegou a Passos Pro Futuro, por se expandir de um projeto de dança para algo que desse um rumo profissional aos alunos, encaminhando e preparando adolescentes da periferia para assumir cargos no mercado de trabalho. “Pro” vem de profissionalização.

Acompanhe a entrevista realizada por Daniel Thomas para a Web TV da AlmA Londrina, encerrando a programação do evento online AlmA Livre – Londrina 86 anos. Em comemoração ao aniversário da cidade. AlmA Livre é uma contrapartida da AlmA Londrina Rádio Web, projeto patrocinado pelo Promic – Programa Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.

ASKL

ASKL – Associação de Skate de Londrina

Lucas Gonçalves Se Chover Sons do Brasil

Lucas Gonçalves lança o álbum “Se Chover”