in

EP13 – Solidariedade e ação local em resposta à crise

O enfrentamento à crise organizado em Londrina e solidariedade: o episódio 13 do Podcast da Alma divulga reportagens sobre os impactos da pandemia na cultura, no movimento popular e no sistema de delivery.

 

 

Por Ana Carolina Franzon

O Boletim Covid-19 apresenta a Campanha Periferia Viva – Londrina, que está recolhendo apoio em doações, solidariedade e voluntariado. Por isso, em junho, eles organizaram a doação de 44 toneladas de alimentos do Movimento Sem Terra para famílias de todas as regiões de Londrina. As entrevistadas são Milena Felipe Polini, do Levante Popular da Juventude, e Raquel Cardoso Mailan, do Movimento de Trabalhadores por Direitos.

Produção cultural local

Teixeira Quintiliano traz informações de outro setor que está mobilizado na resposta à crise do coronavírus: os artistas e produtores culturais. Portanto, ele conversou sobre as demandas emergenciais do Fórum Permanente de Cultura com o artista plástico e professor da UEL Kennedy Piau, e verificou as ações municipais com o Secretário de Cultura Caio Cesaro.

Oportunidade e inovação

E o tom da complexidade social que essa crise sanitária e econômica provoca em nossa comunidade pode ser conferido quando a pandemia vira também oportunidade de negócio e inovação. Por exemplo, o Londrina Delivery entrega comida em domicílio e mantém a cadeia produtiva dentro da cidade, do restaurante para o consumidor. As informações são de Bruno Leonel, que entrevistou o empresário Vinícius Máximo, à frente da iniciativa.

Cambalacho

Encerramos com a colagem sonora do músico Thiago Franzim para o Cambalacho, novo programa que estreou em 2020 na Alma Londrina Rádio Web. No trecho do Episódio de lançamento “Cambalacho Estreia Colagens Sonoras na Alma” você também confere a poesia de Isabela Cunha.

 

O Podcast da Alma é uma produção do Núcleo de Jornalismo da AlmA Londrina Rádio Web. Edição de áudio de Thiago Franzim, reportagem de Teixeira Quintiliano e Bruno Leonel, apresentação de Ana Carolina Franzon, coordenação geral de Daniel Thomas. 

 

Foto: Periferia Viva – Londrina/Divulgação

Paralelo Zero: indie para tocar no repeat

O Heavy Metal do Battalion