in

Samuel Lopes, publicitário e locutor londrinense

Samuel Lopes Estação Memória

Confira nesta edição do Estação Memória a entrevista com o locutor e publicitário Samuel Lopes, um dos grandes nomes do rádio em Londrina e região.  

O podcast Estação Memória faz parte do programa de formação complementar “Produção em Radiojornalismo”, vinculado ao curso de Jornalismo da UEL.

Ouça o podcast:

Samuel Lopes, publicitário e locutor londrinense

 
 
00:00 /
 
1X

Samuel Lopes nasceu na cidade de Jaguapitã (PR) em 1963, é locutor, publicitário e tem experiência em grandes rádios do Brasil. Ele atua no rádio há 41 anos e nunca parou. Em 1973, começou os treinamentos para se iniciar no rádio. Um dos primeiros ofícios que assumiu foi escrevendo e lendo notícias.  

Início

Em junho de 1979, ele começou a trabalhar oficialmente em rádio. Quando houve a regulamentação da profissão de jornalista Lopes já trabalhava há cinco anos na área.

Inaugurou a rádio Estrela da cidade de Faxinal (PR). Depois, em 1980, foi trabalhar em Arapongas (PR), onde ficou por dois meses. Foi convidado a trabalhar em Iporã (PR) e permaneceu por um ano. Posteriormente, surgiu a oportunidade de Samuel vir para Londrina, em 1981, para produzir programas sertanejos. 

Samuel Lopes entrou na rádio Atalaia em 1982 e como o salário era atrativo o fez dispensar três outros trabalhos. Em 1987, ele saiu da rádio Atalaia e foi para a rádio Paiquerê FM, onde gravou radionovela.

Publicidade

Lopes residiu alguns anos em São Paulo e trabalhou na rádio Globo. Ele tinha intenção de entrar no mercado publicitário em São Paulo, mas na época foi muito difícil ingressar nesse mercado. Quando voltou para Londrina quis continuar com publicidade e hoje possui uma agência de comunicação

Trajetória & preferências

Samuel também fez parte das equipes das rádios Cruzeiro e Brasil Sul. Em 1995, Samuel voltou para a rádio Paiquerê no Jornal da Manhã. Trabalhou com o Ricardo Spinosa, que é referência em Londrina, e destaca que ele foi o responsável pelo diferencial da programação da rádio.

Ricardo Spinosa (Rádio Paiquerê 98,9 FM) e Samuel Lopes

Samuel Lopes apresentou programas esportivos, mas apenas quando o radialista do horário não estava presente. Nunca foi seu desejo apresentar programas esportivos, pois ele não é muito de acompanhar os esportes. O que ele mais gosta é propaganda e informação. Ele informa as pessoas através do rádio  mais de 40 anos.

Texto: Letícia Viana

Produção: Keli Gevezier (entrevista), Prof.Emerson Dias (orientação), Prof. Mário Sales (orientação) e Profª.Flávia Bespalhok (consultoria especial)

Edição: Rafael Gratieri, André Fiori e Bruno Cardial no Laboratório de Radiojornalismo da UEL.

Fotos: Acervo pessoal de Samuel Lopes.

Destroyers of All metal de Coimbra Long Live Metal

Destroyers Of All, diretamente de Coimbra

pioneiros blues jazz heavy azylo hotel

Pioneiros do blues, jazz e heavy no rock